As eleições 2022 acontecem em outubro, e os brasileiros que moram fora do Brasil precisam transferir o título de eleitor para o exterior se quiserem votar.
O processo todo pode ser feito de forma online, através do Título Net Exterior, e ele é muito simples e rápido. Porém muitos brasileiros no exterior acabam perdendo os prazos de transferência do título, e assim também a oportunidade de ajudar a definir o futuro do Brasil.
Aliás, é importante lembrar que em anos eleitorais, os serviços eleitorais (inscrição, transferência, revisão e atualizações de dados pessoais) podem ser feitos até 151 dias antes da data da eleição, pois ao término desse prazo o cadastro será fechado.
Ou seja, o prazo para realizar a transferência do título de eleitor para o exterior é até o dia 4 de maio de 2022. Caso contrário, você não poderá votar e terá que justificar a ausência após o resultado final.
Documentos necessários para transferência do título de eleitor para o exterior
Como falamos anteriormente, todo o processo é feito de forma online através do site oficial do TSE, mas antes de dar início, é importante que você separe os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação: são aceitos certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, passaporte com filiação, carteira de trabalho, entre outros...
- Comprovante de residência;
- Comprovante de quitação eleitoral (caso você esteja pendente com a justificativa nas últimas eleições);
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Obs: todos os documentos acima devem estar salvos em seu computador nos formatos de .pdf, .png ou .jpg para que o upload no site seja possível.
Leia também: Entrevista: Embaixador José Antonio Gomes Piras fala sobre planos e objetivos à frente da Embaixada do Brasil em Tallinn
Passo a passo: como transferir o título de eleitor para o exterior
Após ter todos os documentos listados acima em mãos, basta seguir os passos:
- Acesse o site do TSE na opção "Eleitor no Exterior". Leia as informações com atenção e, ao final da página, clique em "Iniciar Requerimento".

- Leia as informações, clique em continue e preencha os primeiros dados solicitados.

- Preencha os dados complementares e faça o upload dos seus documentos.

- Preencha o seu endereço e tempo de residência. Atenção: de acordo com o site da Embaixada de Talin, no caso de transferências de título de eleitor, é necessário residir há mais de 3 meses na Estônia. Além disso, é preciso que o requerente não tenha se alistado ou transferido o seu título há menos de 1 ano para outro país.

- Confirme seus dados e finalize o processo. Pronto!
Para conferir se a transferência foi realizada com sucesso depois de uns dias, nós sugerimos confirmar seu local de votação pelo site do TSE. Isso porque muitas pessoas já relataram que não receberam nenhum e-mail de notificação sobre a transferência.
Não deixe para a última hora e compartilhe essa notícia com seu amigo que mora no exterior e ainda não fez a transferência do título! Caso prefira compartilhar no Instagram, aqui está o link para o tutorial que publicamos por lá.
--