A chegada do inverno na Estônia traz junto a queda da temperatura, e sempre rola a pergunta de 1 milhão de euros: Como vestir as crianças para o frio? Como garantir que elas não se molhem, não fiquem frias, não superaqueçam, se movimentem e possam se divertir?

Vinda do Nordeste, onde o inverno é marcado por temperaturas entre 23 e 30 graus, não preciso nem dizer que o desconhecimento sobre o frio e o que fazer com ele eram partes inerentes a minha pessoa.

Mas enquanto era só sobre mim, tudo bem. Quando a criançada entra em jogo, a história é diferente e me senti obrigada a tirar um PHD em roupas de inverno. Então, vamos lá!

Como vestir as crianças no inverno na Estônia: O segredo mora nas camadas!

como vestir criancas inverno camadas
Foto por Ben Wicks on Unsplash

O conhecimento sobre as camadas é o que vai ajudar no conforto, no aquecimento e, no mais importante, nos ajustes necessários. A entrada e saída de lugares com aquecimento, atividades com muito movimento ou uma caminhada tranquila vão exigir a praticidade de colocar e tirar algumas camadas.

Mas, no geral com a baixa das temperaturas, trabalhamos com 3 níveis:

Camada base

Esse é o material em contato direto com a pele e deve ser respirável e confortável. Essa camada também é conhecida como segunda pele ou base térmica.

Os materiais podem ser a lã e materiais sintéticos específicos como o poliéster. Aqui, fica a dica especial para a lã merino, considerada a melhor opção de todas por ser obtida de um tipo específico de ovelha e oferecer uma alta adaptabilidade mantendo o como quente durante o frio, e respirável no calor.

Camada intermediária

como vestir criancas inverno camadas
Foto por J G D on Unsplash

Aqui vai variar de acordo com o frio. Pode ser desde uma única camada - como um moletom - até a combinação de blusa de mangas + fleece (jaquetinha de material flanelado) + casaco michelan.

Tem que permitir os movimentos da criançada e se for fácil de tirar ou colocar com zíperes ou aberturas, ganha mais pontos.

Camada de cobertura

Foto por Nick Night on Unsplash

A camada final tem que permitir que as crianças fiquem secas e protegidas em qualquer condição. O melhor é usar materiais que sejam à prova de vento e que repelem a água. Aqui vamos desde roupas de chuva, um bom macacão de inverno e jaquetas quentinhas.

Aqui temos um guia visual para ilustrar um pouco:

vestir criancas inverno
Foto: Divulgação/ Criada a partir dos elementos do site Natural Learning

⚠️ IMPORTANTE: ajustar as camadas de acordo com o nível de exposição ao frio e as atividades que a criançada vai fazer.

Inverno na Estônia: dicas essenciais para encarar a estação
A mudança de um país tropical como o Brasil, onde é verão quase que no ano inteiro, para a Estônia é gritante. E durante o inverno na Estônia é preciso ter alguns cuidados específicos para passar tranquilamente a estação. Já falamos e mostramos diversas vezes como as estações são bem

Dicas gerais para vestir as crianças no frio

crianca com balaclava no inverno
Foto por Mieke Campbell on Unsplash
  1. Manter extremidades protegidas;
  2. Usar sapatos apropriados ou botas com forro quente para prevenir que os pés molhem ou congelem;
  3. Luvas quentinhas;
  4. Cachecol e gorro quente. Aqui na Estônia existe um formato para crianças muito famoso de gorro e protetor de pescoço que protege testa, orelhas, pescoço e deixa toda criança com a cara de ninja, que são conhecidos como balaclavas.
  5. Não superaqueça: Em clima frio, é importante também garantir que as crianças não superaqueçam, pois isso também pode ser perigoso. Para verificar isso, toque a nuca da criança - se sentir que ela está suando, significa que ela está usando roupas muito quentes e pode superaquecer. Dedos frios, por outro lado, indicam que seu filho precisa se aquecer.

No final das contas, o mais importante é garantir que as crianças estejam confortáveis e vestidas adequadamente para aproveitar qualquer clima. Seja brincando em parques, se divertindo na neve ou simplesmente saindo para explorar a natureza.

P.S.: e não se culpe se errar feio em algum dia! Até os locais erram! 🙂