Está pensando em colocar a capital estoniana em seu roteiro depois que a pandemia passar? Bom, preparamos uma lista para servir de guia e te ajudar com informações essenciais para quando você visitar Tallinn.
8 coisas que você precisa saber antes de visitar Tallinn pela primeira vez
1 - Brasileiros podem ficar até 3 meses no país sem a necessidade de visto
Como a Estônia faz parte dos países do Espaço Schengen, cidadãos brasileiros que visitam o país não precisam solicitar nenhum tipo de visto caso seus planos sejam de ficar por aqui em até no máximo 90 dias (3 meses). Diferente de países como EUA e Japão, por exemplo, onde mesmo para uma visita rápida, é preciso de visto específico para tal, para visitar a Estônia o processo é mais simples.
Porém, atenção: o visto de turismo não dá autorização para trabalho e o período de 90 dias começa a ser contado a partir do momento em que você entra em território Schengen. Ou seja, caso esteja vindo de outro país da Europa que faça parte deste acordo, deve-se atentar ao tempo restante disponível para sua estadia.

2 - A voltagem da tomada na Estônia é de 220v
Pode parecer um ponto básico, mas não custa dar o recado, né? A voltagem da tomada por aqui é de 220v, então se você vem de algum estado do Brasil - ou outro país - onde a mesma é de 110v, fique atento para não acabar queimando seus aparelhos eletrônicos logo na chegada.
Ah e o padrão da tomada é o tipo C, de dois pinos:

3 - A moeda oficial é o Euro
Mais um tópico básico, mas que faz toda a diferença. Desde janeiro de 2011 a moeda oficial da Estônia é o Euro – mesmo o país estando entre os membros da União Europeia desde maio de 2004.
Anteriormente, a moeda oficial era a EEK (Coroa Estoniana), que perdurou entre os anos de 1928 – 1940, e também entre 1991 até 2011 – ano em que o euro se tornou a moeda do país.
No ano de 2011, a Estônia se tornou a primeira ex-república da União Soviética a se unir à zona do euro. Desde então, a Coroa Estoniana perdeu seu valor e deu lugar ao euro no comércio local.
4 - O transporte público é gratuito apenas para residentes (porém relativamente barato)
Você provavelmente já ouviu falar que o transporte público em Tallinn é gratuito, não é mesmo? Isso é verdade, mas não é para todo mundo.
O transporte é gratuito apenas para residentes - inclusive, Tallinn foi a primeira capital europeia a fazer isso. Caso você esteja apenas a turismo por aqui, é importante lembrar que ele não é gratuito para você, apesar de ser relativamente barato comparando-se com outras cidades do continente, custando 30 euros para um mês, por exemplo.

A inspeção do ticket é feita aleatoriamente por agentes espalhados pela cidade, e caso você esteja viajando ilegalmente (a.k.a. sem pagar), pode ser multado em €40.
Todos os valores, opções e regras você encontra aqui: Como funciona o transporte público em Tallinn
5 - Tallinn não se resume apenas a Old Town
Okay, okay! Não estamos aqui para minimizar essa parte importante da história estoniana. A Old Town é fantástica, um dos nossos lugares favoritos na cidade e tem bastante coisa para se fazer por lá - aliás, você sabia que ela é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa?
Então, com toda certeza ela precisa estar no seu roteiro quando visitar Tallinn, mas não caia no conto de que a capital estoniana é só isso. Pubs, museus, parques, trilhas, cafés… O que não falta são opções do que fazer por aqui (e elas variam muito de acordo com a temporada que você irá visitar).
Se quiser algumas dicas e conhecer um pouco mais da rotina por aqui, lá no nosso perfil no Instagram nós mostramos tudo: @teretallinn.
6 - As estações do ano são bem definidas
Esse é um dos pontos que mais nos fascinou nesses quase dois anos morando por aqui. É possível curtir o melhor de cada estação e a experiência muda completamente dependendo da época em que você visitar Tallinn.
Dá pra curtir a praia no verão, a neve no inverno, a primavera é florida e no outono parece que você é transportado para dentro de um filme!
Portanto, na sua programação é importante saber a estação em que você está vindo pra cá e se programar pra isso - mas como nossa mãe sempre dizia, sempre é bom trazer um casaquinho na mala :P
7 - Tallinn serviu de cenário para o último filme de Christopher Nolan, TENET
Sim, essa dica aí vai para os mais cinéfilos que nos acompanham - e também para fazer o jabá de um dos posts mais legais que já fizemos por aqui. Tallinn serviu de cenário para diversas cenas do último filme de Christopher Nolan, o TENET.
Quando você fala em um filme que foi gravado em Tallinn, a primeira coisa que vem a mente é a Old Town como plano de fundo de qualquer produção, não é? Mas não foi isso o que aconteceu com essa produção, e por isso foi super interessante identificar diversos lugares que passamos frequentemente pela cidade sendo mostrados nas telas.
Como por exemplo, Robert Pattinson sendo gente como a gente e andando de tram:

Mas também tem diversos outros locais, como as gravações feitas no Kumu, o Museu de Arte Aoderna da Estônia. Nesse post aqui nós mostramos todas as locações e como chegar em cada uma delas.

8 - O idioma oficial da Estônia é o estoniano
Pra quem não sabe, o idioma oficial da Estônia é o estoniano, então prepare-se para ouvi-lo na rua, escrito nas embalagens dos produtos no mercado, em placas e etc.
Além disso, prepare-se também para ouvir bastante russo pelas ruas da cidade, isso porque grande parte da população da Estônia é composta por russo, assim o idioma também é um dos mais falados por aqui.
Pra quem quiser se preparar e tentar aprender algumas palavras, confere só esse link: Sites para aprender estoniano online
Esperamos que você tenha curtido essa publicação, e caso precise de alguma dica ou sugestão personalizada, fica a vontade para entrar em contato lá no Instagram ou na caixa de comentários aqui do post que a gente responde. ?